sábado, fevereiro 27, 2010

Amém, estupidez!

Toda essa história de BBB só estampa em cadeia nacional o quanto somos indivíduos malditos, incapazes de “sofrer” o outro. São postas em uma vitrine pessoas de egos endurecidos, que passam meses cultivando discórdia como estratégia de vitória. Elas lançam mão de fofocas, intrigas, e tentam emplacar as ofensas mais eficientes. Tudo para o deleite de um espectador, o poderoso iludido que imuniza, condena e decide destinos. Perfeito: vamos dizer que virtudes devem ser jogadas no lixo e que dinheiro deve ser ganho de modo canastrão.

Mas se por um lado o BBB explicita a pobreza humana, por outro oferece uma experiência estética, ainda que de mimese literária. Sim, pois cada candidato ao milhão e meio desenvolve uma narrativa no jogo com o objetivo de se contar para o público. Como artifícios de narrativa, vemos os sofrimentos injustificados, jogos em torno do ato de testemunhar, simulacro de resistência e superação, ódios contidos, euforias programadas e mais um arsenal de truques e manhas. O diferencial na escrita poucos conseguem: o faro para captar centelhas que possam iluminar a trajetória dentro do programa. A Angélica mesmo saiu porque foi ruim de olfato.

Ao que tudo indica, o Dourado vai levar o prêmio desta edição. Não sei por que cargas d’água milhões de brasileiros vão acabar fazendo de um estúpido, um milionário. Não entendo muito bem essa escolha por premiar a afirmação de idéias retrógradas, o autoritarismo, a falta de tolerância... Dourado pede respeito, mas não dá. No fundo, ele quer reverência. Seus súditos são milhões de tolos assumidos.

Marcadores: , ,

3 Comentários:

Às 12:15 PM , Anonymous Lidiane disse...

E eu fico me perguntando, se estou louca ou ficando louca.
Porque, é quase inacreditável.
Sabe piada pronta? De mau gosto?
Assim.

 
Às 3:54 PM , Blogger Camila disse...

É, rapaz. Retrato de quem vota em político corrupto assumido e acha que tá abafando...

O dinheiro que o povo não sente saindo diretamente do prórprio bolso é dinheiro de ninguém... então...

 
Às 9:26 PM , Blogger Unknown disse...

Olá querida> Passei para conhecer o seu blog e desejar sucesso....conheça o meu tb que esta começando, o brechó ainda nao postei muita coisa...mas jaja estará com muita coisa bacana.
www.docecabanna.blogspot.com
SErei sua nova seguidora...junte se a mim tb, hihihi...beijokas e fique com Deus

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial